Nós já sabemos que o COVID-19 é um vírus de fácil contágio e que pode ser letal à saúde e a vida (você pode ler detalhes explicando o que é o vírus neste artigo aqui). Por isso, é sempre importante frisarmos de que maneiras podemos nos cuidar, cuidar das pessoas que vivem conosco e prevenir a contaminação.
O primeiro passo para se orientar sobre o que fazer é seguir as indicações oficiais da OMS (Organização Mundial da Saúde). Assim, conseguimos evitar a realização de ações que muitas vezes não passam de Fake News e que podem não ser adequadas à prevenção da doença. Preparamos um guia com base nessas orientações da OMS, de medidas básicas necessárias para evitar a disseminação do vírus:
Higienize as mãos 🤚
O tempo todo estamos segurando algum objeto, encostando em algum lugar ou em alguém. Isso faz com que nossas mãos sejam o principal vetor de contaminação. A higienização das mãos deve ser feita frequentemente com os seguintes ítens:
👉 Água;
👉 Sabão;
👉 Álcool em gel.
Vale lembrar que, na falta de álcool em gel, o álcool 70% também é eficaz nesta limpeza e também na de objetos.
⚠️ Atenção: Evite sempre o contato das mãos nos olhos, nariz ou boca, quando não estiverem devidamente desinfectadas. E quando espirrar ou tossir, não use as mãos. Sempre faça uso de um lenço de tecido ou papel que possa ser descartado imediatamente.
Esfregar as mãos ajuda a eliminar traços do vírus que podem estar presentes em lugares ou objetos de uso comum. O ideal é que este processo seja de 40 a 60 segundos, não esquecendo de lavar entre os dedos e as unhas, áreas muitas vezes ignoradas quando lavamos as mãos de forma rápida.
Mantenha o distanciamento social 🏠
Como o vírus é altamente propagável, através de tosse, espirro ou pelo ar (em locais fechados com aglomeração de pessoas), diversos lugares no mundo adotaram como medida temporária o sistema de quarentena. Em locais públicos, todas as pessoas devem permanecer pelo menos um metro de distância uma das outras. Um dos fatores mais importantes no combate ao vírus é o isolamento social.
Por isso, é sempre válido incentivar às pessoas que nos cercam que, se puderem, fiquem em casa e saiam só quando extremamente necessário, tomando todas as precauções.
Uso de máscara 😷
Especialistas apontam que uma das medidas mais eficazes para minimizar a disseminação da infecção do Coronavírus é o uso de máscara, isso acontece porque ela funciona como uma barreira que impede que as gotículas entrem em contato com nosso nariz e boca, ou em caso de já infectados, que alcance outras pessoas. As máscaras têm até 97% de eficácia em reter o vírus e, em algumas cidades do país, seu uso já é obrigatório.
Para profissionais da saúde e pessoas já contaminadas, é indicado máscaras cirúrgicas. Já para pessoas livres do vírus, é recomendado máscaras de pano, que podem inclusive ser feitas em casa com pedaços de tecido.
Ficou com alguma dúvida? Caso precise de ajuda, a família Descomplica está aqui para te apoiar. Juntos, somos mais fortes 👊🏽💚